segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Lúcia Norma Genovese Falcucci

Lúcia Norma Genovese Falcucci 
tem 80 anos, é descendente de italianos e, 
como quase todos os seus colegas, 
começou a vida no campo. 
Trabalhadeira e empreendedora, já passou 
por fábricas, feiras e hoje escreve poesia


Balas e Poesia

Nasci num sítio em Igarapava, em 15 de julho de 1932. Ainda criança nossa família (eu meus pais e três irmãos) foi para a cidade onde sofremos muitos porque meu pai não tinha profissão.
Aos 10 anos comecei a trabalhar como babá e aos 13, já na cidade de Uberaba, fui trabalhar na fábrica de balas Ibérica. Quando tinha 15 anos, finamente nos mudamos para Ribeirão Preto, onde estou até hoje. Aqui meu primeiro emprego também era doce – mais uma fábrica de balas, dessa vez, a Olímpia, que ficava na avenida Saudade.
Com a necessidade de ganhar mais para ajudar a família, continuei no caminho das balas e passei a trabalhar na fábrica Martineli. Até que mudei de ramo e me empreguei na Camisaria Duas Américas, onde caseava e pregava botões. Só que os doces pareciam gostar mesmo de mim e fui chamada para trabalhar na sorveteria Bimbo, onde fiquei até os 18 anos.
Já maior de idade passei a trabalhar na Cia Antárctica, mas ao me casar fui demitida, porque na época não admitiam mulheres casadas na empresa. Eu e meu marido, então, abrimos um bar, mas não deu certo. Pegamos, então, dois pontos na Feira, onde trabalhei por muito tempo até adoecer. Vendia adivinha o que? Isso mesmo: doces.
Mas não parei, não. Comecei a pintar estátuas de gesso e panos de prato que vendia até muito bem. Hoje sou viúva há 25 anos tenho três filhos, 6 netos e 3 bisnetos. Apaixonada por Litertura desde criança, editei 3 livros de poesias: “Sonho de Cristal”, “Ingrato Beija-Flor” e “Flor do Campo”. Participei de alguns concursos e ganhei medalhas e troféus.
Atualmente, no PIC, faço ginástica na praça  Mortari. Além disso, canto no Coral Vozes do Círculo Operário da Vila Tibério. O que posso dizer é que minha vida valeu a pena. Sou uma pessoa feliz, cheia de amigos e com belas e doces memórias.



Um comentário: